O uso crescente da dessalinização de água no Brasil

03 jun O uso crescente da dessalinização de água no Brasil

Planta de Dessalinização 2 (2)Em tempos de escassez de água em diversos países e estados do Brasil, a dessalinização da água do mar, que é uma técnica já bastante conhecida na indústria Offshore e na qual o Grupo VICEL possui expertise, tem se apresentado como uma solução para o problema também na área Onshore, onde a empresa tem investido na área de novos negócios. Ela já existe em 150 países e tem se mostrado bastante funcional e promissora na região semiárida do Brasil, por exemplo.

No Brasil, a tecnologia é utilizada principalmente na região Nordeste, que tem baixa pluviosidade e são instalados sistemas para purificar a água salobra (com concentrações de sal menores que a do mar) do subsolo.

O arquipélago de Fernando de Noronha é um expoente em dessalinização na região.  Ao todo, 40% da água consumida na ilha vêm de açude e de poços de água das chuvas. Os 60% faltantes do abastecimento vêm da dessalinização. No nordeste também há projetos em andamento em nove estados, como Ceará, Pernambuco e Bahia.

No Rio de Janeiro, durante o auge da crise hídrica de 2015, o governo cogitou a possibilidade de construir uma usina dessalinizadora para abastecer até 1 milhão de pessoas no Estado. E em São Paulo, no mesmo período, o governo chegou a dizer que houve um estudo sobre o uso da dessalinização como fonte alternativa de água potável.

Exemplos como esses evidenciam a ascensão da técnica no Brasil.