
20 jul 7 características que um líder deve desenvolver
Desenvolver competências específicas é fundamental para o sucesso de um líder, resultado da empresa e aumento de sua capacidade de empregabilidade
O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados. Ele devem, mais do que todos, acreditar no potencial da empresa e de sua equipe. Assim, só poderá ser agente motivador quem estiver motivado e. partindo desse princípio, existem características de lideranças que devem ser identificadas e potencializadas. Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o sucesso de um líder, resultado da empresa e aumento de sua capacidade de empregabilidade. Podemos destacar alguns pontos fundamentais para atingir este objetivo:
– O primeiro diferencial é que o líder deve ser um apaixonado pelo que faz. Se isso não ocorre, não haverá inspiração e entusiasmo. Assim, se quer se tornar um líder, tenha em mente fazer o que ama e amar o que faz;
– O conhecimento do que faz e a curiosidade de buscar coisas novas é fundamental. Assim, o líder deve ser a base de informações e alternativas.
– Saber arriscar é imprescindível, por isso é fundamental que se tenha audácia quando necessário. Posicionar sua opinião também é necessário, além do hábito de assumir as responsabilidade e culpas;
– Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois só olhando para dentro de si, o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites;
– Ter resiliência é fundamental, pois é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e foco, conduzindo sua equipe nas mudanças que o mercado impõe;
– Comunicar bem é fundamental. Hoje, um dos grandes erros de um líder é não saber deixar claro para a equipe os caminhos tomados e os motivos. É preciso saber falar, fazer reuniões e convencer.
Enfim, muito se confunde o líder com o “chefe”, mas ser líder não é apenas coordenam os trabalhos, é preciso aprofundamento sobre o tema. O líder é inspirador, motivador de equipes, demonstra o caminho a ser seguido. Com isto, tende a ser mais respeitado, atingindo a eficiência e resultados necessários para a produtividade e lucratividade da empresa.
Esperamos que essas dicas ajudem em sua carreira!
Fonte: Administradores.com