O que você precisa saber sobre resolução de problemas

resolução-de-problemas

15 fev O que você precisa saber sobre resolução de problemas

*Por Prof. Gretz

A solução de qualquer problema, em qualquer dimensão da nossa vida (profissional, familiar, afetiva etc.) depende basicamente da sua atitude e da sua capacidade em resolvê-lo.

O ser humano foi criado com o dom de resolver problemas. Desde os primeiros momentos da vida, nossa sobrevivência está ligada à superação de pequenos e grandes desafios que surgem a cada momento. Nesse ponto, será decisiva a forma como os pais lidam com o filho, estimulando sua capacidade e sua autoconfiança. De qualquer forma, quem não recebeu suficiente preparo na infância pode se capacitar ao longo da vida. Mas precisa ter positividade e força de vontade para tornar-se capaz.

A resolução de problemas aumenta suas chances de ser recompensado e de progredir na vida profissional e pessoal. Sua flexibilidade e disposição para resolver um problema reflete-se em seu salário e no respeito que as pessoas passam a ter por você.

Muitos ficam sabendo do problema que você resolveu para outra pessoa. Esse reconhecimento é a sua melhor recompensa, pois vai abrir oportunidades para você.

Agora vamos ver algumas dicas também muito importantes:

* Nunca discuta um problema com pessoas incapazes de resolvê-lo, ou sem iniciativa para isso. A resposta delas vai enfurecer você e poderá até prejudicar seus esforços.

* Os que estão capacitados a resolver problemas são qualificados para liderar. Prepare-se, portanto, para crescer profissionalmente nas funções de liderança.

* Concentre-se nos problemas que estão perto de você. Resolva o problema que está mais próximo. Você não foi incumbido de resolver problemas para todo mundo. Não queira ser o “salvador da pátria”.

* Quando o seu telefone toca e alguém lhe expõe um problema para resolver, não se esqueça de que problemas pequenos são sempre indícios de que existe por trás algum problema muito mais profundo.

* Você só pode resolver um problema para quem sabe que tem um problema e reconhece que esse problema precisa ser resolvido.

* Pode-se prever o sucesso de alguém, conforme o tipo de problema que ele escolheu para resolver.

* Gente de todas as profissões e de todas as classes sociais tem algum problema que não consegue resolver sem ajuda de outra pessoa: o banqueiro, o taxista, o pedreiro, o caminhoneiro, o psicólogo, o sapateiro, o empresário e o verdureiro. Qualquer que seja a sua profissão, a todo momento, você é necessário… para alguém.

* Ser feliz e bem-sucedido em seu trabalho é um presente de Deus. Milhares de pessoas permanecem na miséria porque se recusam a reconhecer algum problema bem próximo de si, que precisa e pode ser resolvido.

* Reconhecer o problema mais próximo a você já é começar a sair da confusão que fez esse problema crescer. É o portão de ouro para você abrir e seguir ao encontro da sua realização pessoal e profissional. Trilhar o caminho da resolução de problemas levará sua vida a níveis mais elevados em que você será capaz de superar limites e vencer desafios.

* Não espere ter condições ideais para solucionar um problema, porque ele poderá crescer mais do que os seus recursos de resolvê-lo. Lembre-se: é melhor fazer aproximadamente agora do que exatamente nunca.

Prof. Gretz – www.gretz.com.br– É o conferencista brasileiro mais requisitado para convenções de vendas, entre outros eventos empresariais. Tetracampeão do Prêmio TOP OF MIND de RH na categoria Palestrante do Ano. Já esteve em Macaé em 2012, em um Seminário da KLA Treinamentos, patrocinado pelo Grupo VICEL.

Fonte: Dicas Profissionais

Nenhum comentário

Ecrever comentário