Retomando o trabalho depois de um final de semana prolongado

02 mar Retomando o trabalho depois de um final de semana prolongado

*Por Nelson Fukuyama

Não, não é fácil retomar o trabalho depois de um final de semana prolongado. Os profissionais que são mais espertos sabem bem disso e já se prepararam para isso bem antes. E você que sempre se interessa em saber o que eles fazem para estar na frente de todos pode também copiar o seu estilo de uma pessoa bem sucedida com as seguintes dicas:

Logo na primeira hora de trabalho, faça uma lista de coisas a fazer hoje e nos demais dias desta semana:

Para os assuntos que ficaram pendentes da semana passada, indique os passos que devem ser dados, as pessoas que devem ser contatadas, as informações que precisa para o seu trabalho;

  1. Anote todos os projetos que você iria iniciar e que foram adiados para esta semana que se inicia hoje. Da mesma forma, indique os passos, as pessoas e as informações que precisa.
  2. Anote os compromissos da sua agenda pessoal, como consulta médica, ida ao dentista.
  3. Certifique-se de que nenhum assunto importante ficou de fora de sua agenda para essa semana.
  4. Se você depende de algum colega para fechar a sua agenda, converse com esse alguém por alguns minutos para ter maiores detalhes do que efetivamente precisa.
  5. Pronto? Está tudo ok? Agora é hora de partir para a ação.
  6. Em muitos casos você pode desenvolver o seu trabalho sozinho, sem contatar outras pessoas. Mas, há trabalhos que você precisa se envolver com colegas de empresa ou de pessoas externas. Cuidado para não perder o foco no seu trabalho com conversas desnecessárias.
  7. É claro que você vai encontrar os momentos difíceis, logo você vai perceber que depois das primeiras horas de trabalho tudo já estará nos seus devidos lugares, e ainda que apareçam novas, inesperadas e desagradáveis situações você estará no ritmo normal.

No final do dia, pare por alguns minutos e faça uma avaliação do que tinha que fazer, do que fez e do que deverá ficar para amanhã.

Procure dar atenção especial ao seu lado pessoal, dos seus queridos. Procure ter bons momentos com eles. No segundo dia da semana certamente as coisas já terão voltado ao normal.

Aproveite! E depois, se quiser e sobrar um tempinho, me mande um email no nelson@dicasprofissionais.com.br contando como você conseguiu eliminar a indisposição e recomeçar a semana.

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online, Revista Atitude Empreendedora e Administradores para os quais escreve sobre as suas experiências como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

Fonte: Dicas Profissionais