Seja otimista, demonstre otimismo, irradie otimismo

Otimismo

13 jul Seja otimista, demonstre otimismo, irradie otimismo

Otimismo*Por Nelson Fukuyama

Antes de tudo vou contar um detalhe pessoal que pode ajudar a ilustrar o que eu pretendo dizer neste artigo. Na minha época de colégio, o meu apelido era “Tristeza”, acreditam? Sabem por que eu tinha esse apelido? Porque eu era exatamente o contrário de tristeza, eu estava sempre rindo quando estava com os meus amigos. Muita gente não tinha a menor ideia do que era a minha situação financeira na época…me lembro que certa vez uma colega de sala me disse que eu vivia rindo porque eu devia ser “filhinho de papai”, que não tinha problemas como todos os demais. Ela disse também  “você está sempre bem vestido, com ar de gente chique”.

Desde então e muitos anos depois, já com a convivência no mercado de trabalho e conhecimentos pessoais adquiridos, eu pude entender melhor como é importante a imagem que transmitimos para as outras pessoas através da nossa postura. O simples fato de estar sempre sorrindo, por exemplo, mesmo que a situação não permita, faz com que você seja visto como uma pessoa “de bem com a vida”, portanto, otimista, e com isso você atrai as pessoas para perto de si.

O que eu pretendo aqui é sugerir a você uma reflexão sobre a sua postura com relação á vida em geral incluindo a sua atitude com relação às pessoas e fatos com os quais você convive diariamente. Como você pode fazer isso? Sugiro as seguintes atitudes onde estiver:

1- Estimule sempre outras pessoas a acreditar que a situação pode melhorar;

2- Antes de criticar, procure enxergar (e entender) o lado positivo das pessoas e de cada coisa ao seu redor;

3- Procure ser útil às demais pessoas e para a sua empresa.

4- Seja participativo(a), dando sugestões e ajudando outras pessoas.

5- Esbanje simpatia e contagie outras pessoas.

Tenho certeza de que logo você notará a diferença dessa atitude em sua vida, além de sentir que o seu trabalho será desenvolvido com muito mais prazer.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.

Fonte: Dicas Profissionais

 

Nenhum comentário

Ecrever comentário