Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe!

06 jul Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe!

corporativo*Por Patrícia Camargo

Todos desejamos alguma coisa: uma promoção no trabalho, uma vida afetiva feliz, um bom relacionamento com as pessoas ao nosso redor, dar a volta ao mundo, ser reconhecido na profissão, um planeta mais cuidado, um mundo mais justo…. Independentemente do que seja, todos desejamos algo, é isto que nos motiva e nos faz acordar todos os dias.

Muitas pessoas vivem no automático e não se dão conta do que querem, do que desejam, do por quê trabalham 8 horas por dia ou do por quê convivem com pessoas que pouco lhe acrescentam na vida. E quando se dão conta de que vivem no automático, um processo de Coaching é sempre muito bem-vindo, pois organizam suas ideias e pensamentos, dão forma para desejos soltos e a princípio irrealizáveis, pois ainda não lhes ocorreu como viabilizar aquele desejo, transformando finalmente o sonho em realidade.

Alguns sonhos são coletivos: uma vida afetiva feliz depende de duas pessoas. Ter um bom relacionamento com as pessoas depende de várias delas. Um planeta mais cuidado depende do esforço de muitos, como vemos no Greenpeace, por exemplo, assim como um mundo mais justo depende de todos e de cada um de nós.

A beleza dos sonhos coletivos é que eles nos levam mais longe. Quando optamos por seguir sozinhos, definimos o que queremos, do que necessitamos para realizarmos aquele sonho e, não raro, percebemos que dependemos da ajuda de muitas pessoas para que aquele sonho se realize. Se é um Coaching de Carreira e o Coachee precisa melhorar seu inglês, a ajuda de um professor é muito bem-vinda. E assim por diante.

Quando seguimos sozinhos, podemos ir mais rápido, pois só depende de nós. A caminhada em conjunto é mais lenta, mas chegamos mais longe. A força do grupo é maior do que a soma das partes. O objetivo alcançado pode ser maior, pois muitos contribuem com aquele sonho, fica mais fácil viabilizá-lo.

Quando estiver em sua caminhada, analise o que é prioridade para você: chegar mais rápido ou chegar mais longe. A partir daí, defina como será sua caminhada. Ela será muito mais proveitosa a partir deste enfoque e você saberá de que uma forma ou de outra, conseguirá chegar lá!

Por isso, um dos lemas da VICEL é: A VICEL será do tamanho dos sonhos que sonharmos juntos!

*Patrícia Camargo é Coach Pessoal e Afetiva, autora do site www.coachafetiva.com.br, fundadora e curadora do Grupo de Estudos de Coaching & Desenvolvimento Pessoal de Sorocaba e coautora do livro “Coaching: grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional”.

 

Fonte: Dicas Profissionais