Geradores de hipoclorito de sódio agregam mais eficiência à indústria offshore

Sanilec

28 jun Geradores de hipoclorito de sódio agregam mais eficiência à indústria offshore

O Grupo VICEL representa a DeNora Water Technologies (antiga Severn Trent de Nora) desde 1999 e uma das soluções que a empresa fornece ao mercado offshore brasileiro com exclusividade são os sistemas de Geração de Hipoclorito de Sódio SANILEC® e SEACLOR®. Os sistemas geram hipoclorito de sódio a partir de água do mar ou solução de salmoura e são utilizados para controle de biofouling, tratamento de água de injeção e desinfecção de água para uso industrial em geral.

O Gerente Comercial Offshore do Grupo VICEL, Bruno França, explica que sem o devido controle do biofouling na indústria de óleo e gás, as tubulações ficam entupidas pelas incrustações e trocadores de calor são danificados, perdendo sua eficiência de troca. “Hoje já existem estudos encomendados por clientes que indicam que, se os planos de manutenção destes geradores de hipoclorito não forem executados, outros sistemas críticos são impactados e a produção de petróleo das plataformas é reduzida” diz.

Os sistemas SALINEC® e SEACLOR® utilizam uma combinação simples de água do mar e eletricidade para gerar o agente desinfetante. A grande diferença entre os dois está nas células (característica construtiva, área anódica e consequentemente capacidade de produção). “O SALINEC® é mais utilizado nas plataformas de produção (Offshore) atendendo demandas de produção entre 0,15 a 45 kg por dia de hipoclorito de sódio. O SEACLOR®, devido a maior capacidade de produção entre 45 a 1800 kg por dia é utilizado onde necessita-se maior demanda, sendo usado, inclusive, em instalações costeiras (Onshore)”, explica Bruno.

Ambos são o resultado do conhecimento e experiência da DeNora Water Technologies com o design de eletrocloradores de pequeno, médio e grande portes montados sobre skids com uso frequente em instalações offshore e plantas industriais costeiras. Extremamente seguros e confiáveis, atendem aos mais estritos requisitos de customização e de instalação em áreas classificadas.

A DeNora é líder mundial no fornecimento de eletrocloradores, com mais de 400 unidades instaladas em 60 países, que produzem mais de 1,3 milhões de quilos por dia de hipoclorito de sódio a partir de água do mar. Isso representa mais de 65 % da capacidade mundial no uso desse tipo de tecnologia.

Segundo Bruno França, entre os principais benefícios do uso dos sistemas SALINEC® e SEACLOR® frente à concorrência, estão a economia e segurança, uma vez que seu uso elimina os gastos com fornecedores de produtos químicos, além do armazenamento e manipulação de produtos químicos perigosos. “Outros benefícios muito importantes são: a melhora na eficiência de trocadores de calor, mantendo-os livre de incrustações; operação sob demanda; fácil manuseio, instalação, operação e serviço; baixo custo de manutenção; sistemas projetados e desenvolvidos para caber no espaço disponível; robustez e confiabilidade”, conclui.

Nenhum comentário

Ecrever comentário