Grupo VICEL utiliza tecnologia MBR em soluções de reuso para empreendimentos industriais e comerciais

tecnologia mbr

23 ago Grupo VICEL utiliza tecnologia MBR em soluções de reuso para empreendimentos industriais e comerciais

O Grupo VICEL segue com sua nova iniciativa de implementar suas tecnologias e expertise no mercado industrial e onshore. Nos sistemas de reuso, o MBR (Membrane Bioreactor), que emprega uma combinação de membranas com um biorreator aeróbio é a tecnologia ideal para soluções desenhadas para empreendimentos industriais e comerciais de variados portes.

As membranas, assim como em sistemas de osmose reversa, têm a função de reter os sólidos e micro organismos, permitindo a passagem das moléculas de água como permeado. O Coordenador Técnico da empresa, Francisco Santana, explica que esse tipo de tecnologia atende bem às estações de tratamentos de efluentes municipais dos mais variados portes, devido à sua modularidade, ou seja, é possível ampliar a capacidade de tratamento de determinadas instalações. “A tecnologia também atende aos usuários industriais, uma vez que tem uma alta capacidade de tratamento, valendo-se de pouco espaço e energia. O diferencial dela está na capacidade que as membranas possuem de ‘prender’ microrganismos dentro do reator, o que faz com que tenhamos uma grande população de microrganismos digestores de carga orgânica dentro de um pequeno espaço físico”, explica.

Para demandas menores – até 75m³/dia – o Grupo VICEL utiliza em seus contratos BOT ou Rental as unidades compactas SmartMBR, que contam com a menor ocupação de espaço e consumo energético do mercado. “Para grandes geradores de efluentes, uma vez que nossas unidades standard não caberiam em contêineres, realizamos projetos build-to-suit no local, com a construção do reator feito in situ de forma a se adequar ao espaço físico oferecido pelo cliente”, complementa Francisco.

A tecnologia MBR tem se tornado muito presente no mercado devido aos grandes benefícios que proporciona em relação ao processo de tratamento de efluentes convencional. Os sistemas MBR são muito mais compactos e menos complexos que os biorreatores convencionais, além de terem um custo operacional mais atrativo. Os maiores benefícios estão na qualidade do efluente final, pois as membranas retêm completamente os microrganismos presentes nos efluentes, e entregam um permeado de altíssima qualidade, uma vez que este passou por membranas de ultra filtração.

Isso acarreta em grandes benefícios para o meio ambiente, pois, por entregar efluente de qualidade superior, há uma garantia da obtenção dos parâmetros permitidos para efluentes quando se pensa em lançá-los tratados no corpo receptor, como explica Santana. “O Grupo VICEL investe em tecnologias que permitem a manutenção do progresso de forma sustentável, contribuindo com a sociedade e o meio ambiente, como todos sabem. E, ao utilizar a tecnologia MBR com intenção final de reuso, a relevância para o meio ambiente torna-se ainda maior, pois, dessa forma, reduz-se sensivelmente o consumo de água de concessionárias ou poços. Consequentemente, a captação de água bruta diminui, contribuindo para uma exploração mais responsável dos recursos hídricos, cada vez mais escassos; o que é importantíssimo em grandes centro urbanos. Com tal tecnologia compacta, é possível transformar um prédio residencial, um hotel, um aeroporto ou mesmo um hospital em uma instalação geradora de água de reuso, absorvendo parte da demanda de tratamento de esgotos e do consumo de água não-potável dos municípios”, afirma.

 

Nenhum comentário

Ecrever comentário