Solid Boss é o separador de água oleosa com melhor desempenho do mercado

26 out Solid Boss é o separador de água oleosa com melhor desempenho do mercado

O descarte de óleo lubrificante usado ou contaminado para o solo ou cursos de água gera graves danos ambientais, por isso a legislação determina que todo ele seja recolhido, coletado e tenha destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos seus componentes.

O Grupo Vicel representa a Recovered Energy, fabricante dos separadores BOSS™ com reconhecidos mundialmente pelo desempenho e confiabilidade. A maioria dos separadores de água e óleo não são projetados para lidar com grandes concentrações de sólidos, mas o Solid Boss cumpre esta dura missão por meio da combinação de uma nova tecnologia de separação de sólidos com a tecnologia de separação de óleo consagrada nos demais sistemas da marca BOSS™ entregando um efluente de qualidade superior.

Esse novo sistema se adapta a qualquer necessidade, que vai desde navios, plataformas até garagens e pátios que trabalham com retirada de óleo de máquinas e veículos de qualquer tamanho. O fato de possuir arranjo compacto e pronto para instalação (plug and play) facilita que qualquer tipo de empresa possa adquirir e instalar o equipamento.

A legislação brasileira, através da NBR-10004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT define a classificação dos Resíduos Sólidos. Nela, o óleo lubrificante é chamado de resíduo perigoso por apresentar toxicidade (Classe 1) e determina que todo o óleo usado ou contaminado coletado seja destinado à reciclagem por meio do processo de rerrefino.

“O metro cúbico de óleo no descarte é muito caro. Se é descartado com uma quantidade de sólidos, ele fica mais pesado e a empresa acaba pagando mais para descartá-lo. O Solid Boss gera uma grande economia nesse descarte, porque envia para as caixas separadoras, praticamente o óleo puro. Sem água e sem sólidos. Inclusive este óleo pode ser vendido ou destinado sem custos, para empresas de reciclagem de óleo” – explica o Engenheiro de Vendas Victor Carvalho.

O Solid Boss se aplica a drenos de deck; pré-tratamento de separador de água e óleo; esgoto oleoso (Bilge); separação de lama de perfuração; água produzida e água de lavagemnas indústrias.

Sistema para Plataformas de Petróleo

A Recovered Energy, empresa representada pelo Grupo Vicel desde 2009, desenvolveu no ano passado um sistema para separação da água, óleo e sólidos dos drenos de perfuração (lama de perfuração), através do princípio da lei de Stokes (diferença de gravidade específica). Segundo o Gerente Comercial do Grupo Vicel, Bruno França, “Além da coalescência e do uso de uma argila organofílica (organoclay), esse novo sistema utiliza placas circulares para a retenção dos sólidos. Além da separação da lama de perfuração, o sistema garante o descarte da água oleosa com concentração abaixo de 15ppm, conforme exige a norma da IMO MEPC 107(49), sem emulsão e remoção de 99% das partículas maiores de 25 microns“.

França explica que esse sistema exige um baixo custo de investimento e manutenção, podendo ser instalado em locais pequenos devido ao seu footprint compacto. Seu diferencial é possuir certificado da Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) e modelo aprovado (Type Approval) pela ABS, BV e CCS, o que garante o descarte em conformidade com IMO-MARPOL. “Hoje estamos trabalhando em sua padronização no Brasil, porém o sistema já pode ser encontrado operando nas plataformas da ROWAN e Transocean no exterior” – afirma o gerente comercial da VICEL.