Tratamento de águas servidas é cada vez mais importante para a indústria offshore

27 fev Tratamento de águas servidas é cada vez mais importante para a indústria offshore

O controle do lixo e dejetos humanos e industriais é visto atualmente como uma das necessidades básicas para a manutenção do acesso à água potável e equilíbrio nos ecossistemas. Mais do que uma obrigação legal, o tratamento de efluentes, tanto nas cidades como nas indústrias, nas embarcações e nas plataformas offshore é uma questão de consciência.

E a importância dos aspectos de prevenção de poluição marinha cresce ano após ano. Proprietários, projetistas e construtores de embarcações passam a se preocupar cada vez mais com produtos e boas práticas de manejo de águas servidas (oriundas de pias, chuveiros, máquinas de lavar pratos, lavanderias).

O Grupo VICEL entende a importância de um tratamento de efluentes seguro e eficaz. É por isso que representamos com exclusividade no Brasil as unidades de tratamento de águas servidas MARINER OMNIPURE® Série 55, fabricadas pela Severn Trent De Nora para o descarte de efluentes tratados no mar, conforme determina a MEPC.159(55) da Organização Marítima Internacional. A família OMNIPURE tem tecnologia inovadora para o tratamento de efluentes sanitários, que pode ser aplicada em diversas classes de navios, como embarcações de apoio offshore, porta-contêiner, navios graneleiros, barcos patrulha e barcos de lazer.

A versão mais recente que temos (Série M55 geração II) supera os requisitos da MEPC.159(55). Como vantagens adicionais em comparação às outras tecnologias existentes, possui pequeno footprint, podendo ser fixada na antepara da embarcação; ausência de sólidos contaminantes; tecnologia de eletrocloração “flowthrough” sem demanda de consumíveis no processo, e mínima manutenção do operador. Essas características impactam nos custos de manutenção, confirmando seu potencial de mercado. O MARINER OMNIPURE® Série M55 utiliza a inovadora célula eletrolítica tubular para geração do hipoclorito de sódio, biocida que desinfeta o efluente para descarte dentro dos padrões estabelecidos pela IMO.

Nossa unidade de tratamento possui tecnologia com reconhecida eficácia e o maior grau de confiabilidade do mercado. Um dos Diretores do Grupo VICEL, Sergio Arruda, fala sobre o assunto. “Nas águas norte-americanas é terminantemente proibida a descarga de dejetos e de lixo por embarcações de qualquer porte, e exigida de todos os barcos acima de 65 pés a instalação de uma Unidade de Tratamento de Águas Servidas. No Brasil, estas práticas e exigências ainda se restringem às embarcações de uso comercial e às plataformas “offshore”. Mas, estamos melhorando nossos padrões, como questão de consciência. O Grupo VICEL faz sua parte pela sustentabilidade e o mar e os cursos d’água agradecem”, destaca.