VICEL fornece as melhores soluções para dessalinização através do Projeto Água

29 jan VICEL fornece as melhores soluções para dessalinização através do Projeto Água

Atualmente, a maioria dos projetos de plataformas de Exploração e Produção considera um sistema de dessalinização da água do mar para geração de água potável para utilização em banheiros, cozinha e lavanderia. Dos sistemas encontrados hoje no mercado, os destiladores por placas ainda respondem por grande parte das instalações, seguidos dos sistemas de osmose reversa.

O Diretor Comercial da VICEL, Helio Brasileiro, explica que o portfólio da empresa inclui os dois sistemas. “Os destiladores por placas utilizam calor residual dos sistemas de resfriamento de motores e compressores para evaporar a água do mar e condensar o vapor e, assim, produzirem água potável. Os sistemas de osmose reversa, por sua vez, utilizam energia elétrica para bombear a água salgada em alta pressão contra membranas osmóticas permeáveis, que retêm os sais minerais, produzindo água potável de alta qualidade”, explica.

Ambos os sistemas utilizados pelos operadores requerem manutenção para não perderem sua eficiência ao longo do tempo. A falta desse trabalho preventivo muitas vezes ocorre porque, em muitos casos, o embarque dos técnicos não acontece, devido à limitação de vagas a bordo, e a operação dos sistemas não é garantida.

Quando se chega a essa condição, a solução dos operadores é comprar água de embarcações de apoio, que transportam o recurso captado em mananciais e tratado nas estações das municipalidades. Isso gera mais gasto e maior impacto ao meio ambiente.

Pensando em superar estes gargalos operacionais, a VICEL desenvolveu um novo modelo de negócio para aluguel dos sistemas de osmose reversa, incluindo sua instalação e a manutenção a bordo. Dessa forma, a empresa garante a disponibilidade do equipamento e o abastecimento de água potável com qualidade e na quantidade demandada pela plataforma.

Helio Brasileiro fala sobre os benefícios que o chamado Projeto Água propõe aos clientes. “O Projeto Água permite que o operador mantenha o foco na exploração ou produção de óleo e gás, sua atividade primária, transferindo a operação e a manutenção das unidades dessalinizadoras para a equipe da VICEL. Com os sistemas operando plenamente, as demandas de água potável da plataforma são atendidas e o custo da água comprada de embarcações de apoio é eliminado, reduzindo as despesas operacionais. A opção pelos sistemas de osmose reversa foi feita com base na simplicidade de operação, sua confiabilidade e o baixo consumo de energia. Os sistemas são customizados para atenderem as necessidades dos clientes e os modelos são definidos em função da quantidade e qualidade da água produzida, e também das restrições de espaço a bordo.