Profissionais dos Departamentos Técnico e Comercial da VICEL participaram do VI Congresso Lean Six Sigma

2017-04 congresso

25 abr Profissionais dos Departamentos Técnico e Comercial da VICEL participaram do VI Congresso Lean Six Sigma

Nos dias 06 e 07 de abril, aconteceu no Hotel Gran Nobile (Sherathon Four Points), em Macaé, o VI Congresso Lean Six Sigma, que reuniu empresas e universidades. O objetivo do evento foi integrar profissionais, estudantes e pesquisadores com foco na indústria de óleo e gás para colaborar com a evolução da sociedade. Nesse encontro, foram discutidas as boas práticas Lean Six Sigma, uma abordagem global para aumentar a competitividade e melhorar os processos das operações e serviços. E a VICEL teve dois representantes da empresa no evento: Renan Assaf Tavares, do Departamento Técnico e Geraldo Júnior, do Departamento Comercial.

Renan Tavares é membro da comissão organizadora do congresso e fala sobre a participação destacada no evento. “Vejo como uma grande oportunidade para a VICEL realizar publicações em pôsteres, artigos e apresentações orais. É uma excelente vitrine para apresentar o portfólio da empresa, abordar a dessalinização de água nos âmbitos offshore e comercial/industrial, além de ressaltar as propostas de aluguel dos equipamentos como forma de redução de custos e oferecimento de soluções completas, incluindo as demandas sazonais. O congresso focou nas boas práticas e desafios para a área de Exploração e Produção de Petróleo na região de Macaé e adjacências. Uma das grandes vantagens é estreitar relacionamentos e aproveitar o benchmarking de processos mostrados no evento e utilizá-los na empresa, com o foco em melhores resultados”, disse.

Renan Tavares é pesquisador do laboratório DGE (Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial) da UFF e especialista e focal point para aplicação de FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falhas) sob uma abordagem Lean– Six Sigma para a indústria de petróleo e gás. No dia anterior ao início do congresso, ministrou o mini-curso “Introduçao Six Sigma e o FMEA: ferramentas para aumentar a confiabilidade de produto e processo”, no auditório ICT da UFF em Rio das Ostras.

No dia 6, Renan, que é mestrando em Engenharia de Produção, apresentou seu artigo “FMEA utilizando software: uma aplicação na concepção de planos de manutenção para reparo de equipamentos submarinos de produção de petróleo e gás”. Além disso, lançou, com outros quatro autores, o livro “Lean Six Sigma na Indústria de Óleo e Gás: aplicações e práticas”.

Nos dias 6 e 7, Renan Tavares e Geraldo Júnior, integrante do Departamento Comercial da VICEL, fizeram uma apresentação nos coffee-breaks da manhã e da tarde. O tema foi “Lean Thinking: Aplicação da abordagem na produção de água em unidades marítimas de exploração e produção de petróleo”.  O objetivo foi gerar um embasamento técnico-econômico que auxilie a escolha pelo modelo de produção de água offshore mais viável, entre a aquisição de novos ativos e a terceirização da manutenção dos ativos existentes.

Nenhum comentário

Ecrever comentário