Grupo VICEL expande atuação para reuso de água no setor Onshore impulsionado pela crise hídrica

agua

28 ago Grupo VICEL expande atuação para reuso de água no setor Onshore impulsionado pela crise hídrica

Ainda faltam dois meses para a temporada de chuvas começar e o nível de água nos principais reservatórios brasileiros está muito baixo, o que tem deixado especialistas do setor em alerta.

Cerca de 650 reservatórios asseguram o consumo de água e energia para a maioria dos brasileiros. As regiões Sudeste e Centro Oeste concentram a maior parte da população e também a maior demanda de água e energia do país. Na última década, o nível médio dos reservatórios nessas regiões em agosto foi de aproximadamente 65%. A média de agosto em 2015 está em 36%. No Nordeste, a situação é ainda pior. Nos últimos dez anos, mantiveram nível médio de 60,4% em agosto. Hoje, esse número caiu para apenas 20,1%.

De acordo com Renato Queiroz, pesquisador do Grupo de Economia de Energia da UFRJ, a água acumulada nos reservatórios hoje é suficiente para garantir apenas mais dois ou três meses de energia.

Porém, é possível reduzir o risco de um 2016 complicado. É só lembrar de economizar. A Agência Nacional de Águas afirma que tem tomado medidas para ajustar o volume de água que entra e sai dos reservatórios, inclusive, com restrições de uso, para dar prioridade ao abastecimento humano.

Importante lembrar que todos devem economizar e é fato que a maior parte da água consumida no país não é aquela que vai para nossas casas, e sim a que é usada na agricultura e na indústria em geral. Uma das formas de economia mais eficientes, tanto nas residências, como nas empresas, é o reuso de água, hábito que se tornou bastante comum no verão passado nos lugares mais afetados pela crise hídrica. E é esse o atual foco da área de novos negócios do Grupo VICEL: proporcionar soluções para o reuso de água pelo setor Onshore.

Além de possuir competência comprovada no provimento de água para a indústria naval e offshore ao longo de 20 anos de história, a empresa passa a oferecer, também para o mercado onshore, soluções completas de geração de água e tratamento de efluentes para reuso pelas indústrias. Essas soluções englobam desde o projeto até o fornecimento de água, como explica o Diretor Comercial e de Marketing da empresa, Helio Brasileiro. “As soluções que oferecemos são completas. Nossa atuação nesse segmento compreende, desde a visita ao cliente para conhecer suas necessidades, ao delineamento do projeto e fornecimento do produto final, seja água potável ou enquadrada para reutilização nos diversos processos industriais”, explica.

Para saber mais sobre essa vertente do Grupo VICEL, entre em contato pelo site www.vicel.com.br

*Com informações do Jornal Nacional

Nenhum comentário

Ecrever comentário