O combate à poluição marinha está no DNA do Grupo VICEL

dia-do-combate-a-poluicao

23 ago O combate à poluição marinha está no DNA do Grupo VICEL

O dia 14 de agosto foi instituído como o Dia do Combate à Poluição devido à necessidade de orientar as pessoas, governos e empresas sobre os males da mesma e as formas de combatê-la. Podemos considerar poluição toda forma de degradação de um ecossistema, que altera as características biológicas, físicas e químicas do mesmo. Essas alterações podem acontecer com a subtração de elementos naturais ou também com o acréscimo de lixo e resíduos.

Uma das formas de poluição mais comuns hoje em dia é a da água, causada por lixo, dejetos e resíduos industriais que são lançados em rios e mares. Com isso, várias espécies que vivem nas águas, ou as que consomem as mesmas, ficam prejudicadas, inclusive o homem. Um caso considerado como um dos mais graves do mundo é na costa dos Estados Unidos, ao norte do golfo do México, onde a poluição eliminou totalmente o oxigênio em parte do rio Mississipi, transformando-o em zona morta, sem vida.

O Grupo VICEL tem a Responsabilidade Ambiental em seu DNA, sendo os 21 anos de história da empresa diretamente ligados ao combate da poluição marinha. Com um portfólio repleto de soluções para esse fim, o Grupo VICEL é reconhecido por garantir que embarcações da indústria naval e offshore operem totalmente em conformidade com as normas de controle da poluição marítima, instituídas pela Marpol e demais convenções ambientais brasileiras e internacionais.

A empresa também tem uma forte atuação nesse sentido envolvendo a comunidade onde atua, com ações ambientais de conscientização, como a “Praia Limpa”, realizada todos os anos em Rio das Ostras, e que visa alertar sobre os perigos do lixo nesse ecossistema, e também a participação na Hora do Planeta, movimento global voltado à necessidade de frear o aquecimento global, gerado pela poluição.

As estatísticas de poluição são alarmantes mundo afora. Só de plástico, os oceanos recebem cerca de 8 milhões de toneladas por ano, segundo cientistas. Essa quantidade poderia cobrir 34 vezes toda a área da ilha de Manhattan, em Nova York, com uma camada de lixo à altura dos joelhos de uma pessoa.

Vamos juntos acabar com essas estatísticas! Águas Tratadas, Consciência Limpa!

Nenhum comentário

Ecrever comentário