Reuso da água é alternativa doméstica e industrial em tempos de escassez

Notícias-2015-03-reuso-da-agua

30 mar Reuso da água é alternativa doméstica e industrial em tempos de escassez

Os brasileiros nunca enfrentaram necessidade tão grande de poupar água como agora. Com um verão de chuvas escassas, reservatórios vazios e racionamento, economia é a palavra de ordem, principalmente, nas grandes cidades. A falta de abastecimento se estende por dias em muitos lugares. Com isso, as pessoas fazem o que podem para que a água que chega às torneiras renda. É nessas horas que surge a criatividade e vêm à tona algumas técnicas para economia e sobrevivência, como o reuso da água, seja em casa ou nas indústrias. Algumas técnicas são mais simples, outras mais sofisticadas. Mas todas demonstram ser eficientes.

Entre as formas caseiras de reúso estão o armazenamento da água do banho e da lavagem de roupas para utilização nas descargas do banheiro ou lavagem de quintais. A captação de água da chuva também tem sido comum. Esta água pode ser usada para funções menos nobres, como lavar roupa ou limpar a casa.

Nas indústrias, o consumo de água é muito grande. Na Grande São Paulo e no Litoral Paulista, por exemplo, elas consomem 40% da água disponível para o abastecimento. Os dados são do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) e preocupam. Mas industrialmente, a política de reúso, não só por lá, como nos outros estados, ainda tem pouca adesão. São Paulo possui apenas 42 projetos de reúso em indústrias, seja com estações próprias de tratamento ou captação de água da chuva. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp),  juntos, eles geram economia de 10 milhões de litros por ano, o equivalente a 1% da vazão do Sistema Cantareira no mesmo período, o que confirma a eficiência da alternativa.

De acordo com o Gerente Técnico do Grupo VICEL, Thadeu Paravidino, a reutilização reduz a demanda de água tratada pelas concessionárias, faz cair os gastos com a conta, além de ser uma iniciativa menos degradante para o meio ambiente. “É uma excelente alternativa para que a água seja usada de forma mais sustentável pelo país, não só em tempos de escassez. O ideal é que isso vire parte de nossa rotina. O Grupo VICEL possui soluções em engenharia e desenvolve projetos para tratamento de água de reúso da indústria onshore e offshore. Nosso corpo técnico vai até o cliente e recomenda a melhor solução, com base na necessidade do mesmo e análise da água em laboratório”, diz.

Tags:
,
Nenhum comentário

Ecrever comentário