Dessalinização é solução para o semiárido nordestino na maior seca em 100 anos

Dessalinização solução para seca no nordeste

23 jan Dessalinização é solução para o semiárido nordestino na maior seca em 100 anos

Com cinco anos seguidos de volume de chuvas bem abaixo da média histórica, a seca do Nordeste brasileiro já é considerada a pior do século. Quase todos os estados da região apresentam grau avançado de severidade, o que inclui cerca de 23 milhões de habitantes.

Reservatórios com potencial de armazenar mais de 10 bilhões de litros de água operam, em média, com 16,3% da capacidade, percentual que era de 46,3% há cinco anos. Dos 533 reservatórios da região monitorados pela Agência Nacional das Águas, 142 estão secos. Muitos moradores, inclusive em grandes cidades, só têm acesso à água fornecida por caminhões-pipa bancados pelos governos federal e estaduais.

O Meteorologista David Ferran disse em entrevista à IHU On-Line que nas cidades pequenas ainda é possível manter essa prática, mas se houver mais um ano de pouca chuva, as grandes cidades também sofrerão. “E como nunca enfrentamos uma situação parecida, não temos um parâmetro para imaginar o que acontecerá”, disse.

É importante lembrar que nos grandes centros urbanos, as edificações – tanto no segmento industrial, comercial ou público – são responsáveis pelo maior consumo de água potável, o que gera competição com as residências em relação ao abastecimento para fins básicos de saúde e higiene. E, de acordo com a Lei das Águas do Brasil, em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação dos animais.

Então, a questão levantada é: como manter empresas e instituições em pleno funcionamento sem prejudicar a população? É aí que os sistemas de osmose reversa, que promovem a dessalinização da água do mar ou salobra do subsolo se apresentam como solução.

De acordo com o Engenheiro de Vendas da empresa, Victor Carvalho, a instalação de unidades dessalinizadoras por osmose reversa minimiza os impactos ambientais. “A utilização de água tratada pelas concessionárias é reduzida, o que proporciona maior disponibilidade do recurso para a população, o que, em tempos de escassez, principalmente, é de grande importância. Os sistemas fornecidos pelo Grupo VICEL ainda garantem economias significativas aos clientes e uma taxa de disponibilidade significativamente superior, visto que a modalidade inclui os serviços de operação e manutenção dos equipamentos por técnicos especialistas. A dessalinização é, sem dúvida, uma das soluções mais eficazes para o problema”, diz.

Para conhecer melhor nossas soluções, acesse no site.

Nenhum comentário

Ecrever comentário