Lideranças do Grupo VICEL e da SoEnergy discutem ações de posicionamento no mercado

29 jul Lideranças do Grupo VICEL e da SoEnergy discutem ações de posicionamento no mercado

As lideranças do Grupo VICEL e da SoEnergy Brasil se reuniram entre os dias 14 e 15 de julho para realização de um workshop de alinhamento estratégico. As apresentações foram conduzidas pelo Diretor Comercial e de Marketing do Grupo VICEL, Helio Brasileiro, que fez uma revisão dos cenários a partir dos acontecimentos recentes nas Indústrias Naval e de Óleo e Gás no Brasil e no mundo. As análises estabeleceram o ponto de partida para a revisão do Plano de Negócios VICEL para o período 2015-2019, e ajudaram os executivos das duas empresas a redefinirem o posicionamento do Grupo VICEL nos mercados onde atua.

Segundo Helio Brasileiro, para garantir a competitividade no setor Offshore, a empresa precisou reduzir os custos sem perder produtividade, e com ajustes recentes na organização e implementação da área de Operações, a empresa já observa os resultados, principalmente no atendimento aos contratos de serviços. “Para continuar crescendo, foi preciso mudar o foco da área de Novos Negócios da empresa e buscar novas oportunidades no setor Onshore. Nossos pacotes de tratamento de efluentes e de geração de água agora são oferecidos em modelos de BOO/BOOT para atender as demandas do setor em tempos de crise hídrica e racionamento de água”, explica. O Diretor do Grupo VICEL espera apresentar a revisão do Plano de Negócios 2015-2019 para aprovação do Conselho de Administração em outubro, quando os executivos estarão novamente reunidos para avaliar os resultados do 3º trimestre de 2015.

Outras Lideranças discutem agenda de ações para a retomada do setor naval

Os principais representantes da indústria naval estarão reunidos no Fórum de Líderes, que será realizado pela Marintec South America – Navalshore, evento do setor de construção e manutenção naval da América do Sul, em parceria com o Sistema FIRJAN e Sinaval, para debater soluções estratégicas que contribuam com a retomada da atividade da cadeia produtiva. O encontro acontecerá paralelamente à Marintec, que ocorre de 11 a 13 de agosto, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro e que terá a participação do Grupo VICEL, como expositor no estande 533, onde apresentará o ECOPACK e o novo foco da área de novos negócios: a indústria onshore.

O objetivo do Fórum de Líderes do setor naval é trazer para a discussão os principais gargalos das questões tecnológicas, políticas e da sustentabilidade do setor em temas de relevância para o desenvolvimento da indústria no Brasil e na América do Sul, com reflexos internacionais.

O Fórum trará à tona questões fundamentais para o futuro da indústria naval como  produtividade, fomento, legislação, sustentabilidade, transporte marítimo brasileiro, cabotagem, desenvolvimento setorial, inovação e tecnologia.  O assessor de projetos especiais do Sistema FIRJAN, Alexandre Gurgel, acentua que nunca foi tão importante uma discussão como esta, devido aos desafios que a indústria está enfrentando nas questões conjunturais, tanto pela crise institucional imposta ao País, como pelo desalinhamento da condução do setor a partir do final de 2014. “É exatamente neste momento crítico que o esforço das lideranças no debate de soluções precisa ser encaminhado para retomada das contratações locais e principalmente na utilização de um novo modelo que impeça que o setor venha a sofrer novos ataques”, diz.