Maceió sedia seminário sobre reúso de águas no Nordeste

17 out Maceió sedia seminário sobre reúso de águas no Nordeste

Maceió vai sediarreuso-da-agua-450x450 hoje, 17, o seminário “Reúso de águas como oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico no Nordeste”. O evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Seção Alagoas, reunirá especialistas do Brasil e do exterior, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas no local do evento.

Com os temas “Visão geral sobre oportunidades de reúso no Nordeste brasileiro”, “Desafios e experiências no Brasil”, “Cenário nacional e mundial sobre reúso”, “Aspectos legais sobre o reúso de águas” e “Custos e tecnologias disponíveis”, o seminário tem por objetivo apresentar experiências de sucesso no Brasil e suscitar reflexão sobre as oportunidades que podem ser encontradas no Nordeste brasileiro para utilização do reúso de águas.

“A relação do reúso com o saneamento básico é intrínseca e direta”, salienta o engenheiro civil Álvaro Menezes, diretor da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental), ex-presidente da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) e sócio executivo da GO Associados – Escritório Norte/Nordeste.

Menezes vê a necessidade da existência de sistemas de coleta de esgotos, estações de tratamento e que estas tenham módulos avançados capazes de permitir que o efluente tratado possa ser utillizado para várias finalidades, desde o uso não potável até o potável. Segundo ele, vários fatores relevam o reúso hoje a uma posição de destaque no planejamento estratégico de cidades, agências e prestadores de serviços em saneamento.

O seminário, de acordo com Menezes, pretende colocar em destaque as experiências, as tecnologias disponíveis, as questões regulatórias/legais e as modelagens institucionais que podem servir de exemplo para o desenvolvimento de estudos no Nordeste do Brasil.

Grupo Vicel

O Grupo VICEL possui soluções em engenharia e desenvolve projetos para tratamento de água de reuso para indústrias, plataformas de petróleo, navios, shoppings centers, hotéis e prefeituras. Seu corpo técnico vai até o cliente e recomenda a melhor solução, com base na necessidade do mesmo e da análise da água em laboratório.