Conheça os principais benefícios do nosso novo modelo de negócios

21 jan Conheça os principais benefícios do nosso novo modelo de negócios

Ao transferir para uma empresa especializada todo o risco no processo de prospecção, captação e tratamento de água e efluentes, o cliente fica isento de investir recursos próprios ou de assumir responsabilidade que não tenha a ver com sua atividade-fim. Todos os investimentos necessários à implementação, operacionalização e manutenção do sistema de captação e tratamento de água e efluente são assumidos pelo prestador de serviço. Cabe à contratada o desenvolvimento do conceito, aplicação da tecnologia, desenvolvimento do projeto, instalação do sistema, partida e operação da planta. E o início do contrato dá-se quando o sistema entra em operação. Durante a fase de instalação, não é cobrada nenhuma tarifa. E a responsabilidade por atender à legislação, por operar e por manter a planta também é da contratada.

O principal benefício, de acordo com Helio Brasileiro, é a disponibilidade do sistema, pois o cliente delega toda a operação e supervisão para uma empresa que é especialista no assunto, então é como se fosse uma garantia estendida. O cliente sabe que o sistema não vai parar de funcionar, porque dentro desse contrato estão relacionadas as diárias dos técnicos de manutenção, os sobressalentes e os consumíveis que precisam ser aplicados. O Grupo VICEL faz a gestão dos ativos e seus planos de manutenção substituindo as peças e componentes por desgaste natural e garante que o sistema obtenha alta performance com o menor custo.

Quando o cliente é encarregado da operação e da manutenção, eventualmente, tem que dar atenção a um sistema mais prioritário na planta negligenciando o plano de manutenção dos sistemas de tratamento de água e efluentes. A tendência é o sistema perder performance até parar de funcionar. Isso pode gerar um grande impacto em seu processo industrial com prejuízos ainda maiores para o empreendimento. No novo modelo de contrato proposto pelo Grupo VICEL, se o sistema parar, o contratado é penalizado. Neste caso, o cliente está comprando performance e disponibilidade.

A aplicação desse modelo de contrato, que a VICEL tem trabalhado desde julho de 2015, se dá para os serviços de dessalinização de água e tratamento de efluentes para reuso, como afirma Brasileiro. “Já tínhamos alta performance no setor offshore e decidimos ampliar nossa atuação para o setor onshore (Industrial). A ideia era diversificar, buscando novos produtos e mercados. Começamos a mapear o mercado, os potenciais clientes e suas necessidades e estabelecemos o nicho onde poderíamos atuar de forma eficiente e competitiva”, explica.